25 Agosto 2011, Agência Estado (Brasil)
O governo da China anunciou nesta quinta-feira seu apoio à intenção palestina de buscar o reconhecimento pleno da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a próxima Assembleia Geral da entidade, marcada para o mês que vem.
Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores da China informou que Wu Sike, enviado especial de Pequim ao Oriente Médio, disse a líderes palestinos durante uma reunião em Ramallah que o governo e o povo chineses sempre apoiaram a causa palestina.
Em relação ao pleito palestino pelo reconhecimento de sua independência, prossegue a nota, Wu manifestou "compreensão, respeito e apoio".
No início do mês, o representante palestino na ONU, Riyad Mansur, afirmou que quase 130 países já haviam manifestado apoio à independência palestina, superando o mínimo necessário de dois terços para seu reconhecimento pela Assembleia Geral da ONU.
O apoio de Pequim, porém, dá mais uma força ao pleito o palestino, uma vez que a China é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da ONU.
Os palestinos decidiram buscar o reconhecimento de sua independência na ONU por conta da letargia em que se encontra o processo de paz com Israel. O diálogo bilateral referente a um futuro Estado palestino independente, soberano e economicamente viável está paralisado desde 2008.
As informações são da Associated Press.
Nenhum comentário:
Postar um comentário